terça-feira, 5 de setembro de 2017

Existe magia para guiar a vida?



Nunca voei de balão, mas posso dizer que os meus últimos anos foram uma grande aventura. Com direito a voos, sustos, manobras, alegrias, frios na barriga, superação e pousos diversos.

Faz exatos três anos que eu mudei não só o endereço e o espaço físico de onde vivo. Comecei a mudar os hábitos, retornei as caminhadas pelas ruas e voltei a enxergar os detalhes ao meu redor. Aos poucos passei a querer novos voos e então decidi fazer outra faculdade. O plano de voo não saiu exatamente como tracei, precisei parar os estudos e me dedicar exclusivamente aos meus filhos.

E de repente o pouso parecia tão distante do que eu havia sonhado, mas percebo que na verdade eu havia pousado em outra travessia. Àquela inicial precisou de uma manobra muito grande e o vento alterou o meu destino. Não é fácil estar em casa diariamente com a cabeça querendo subir e sobrevoar o mundo. Não é fácil não ter hora para tomar café da manhã e sair para caminhada como eu fazia. Não é fácil abrir mão dos meus projetos e me dedicar exclusivamente à maternidade. Enquanto os mais ousados não posso realizar, invento e tento por meio da minha escrita e das minhas imagens chegar a quem busca uma resposta em meio ao turbilhão de pensamentos que nos permeiam. Não tenho a pretensão de dar a melhor resposta apenas plantar a semente do amor, esperança, resiliência e serenidade. Eu busco isso todos os dias desde a hora que acordo até a hora que durmo – leia-se dormir e acordar como qualquer horário da noite ou madrugada. Alguns dias nem sei como um filho foi parar na minha cama, outro na sala e os berços sem nenhum deles. Simplesmente sei que estavam assim, porque foi o mais confortável para todos da casa.

Apesar de não ser fácil, jamais faria diferente. O pouso de emergência foi feito para que eu compreendesse melhor os meus limites, o mundo ao qual estou inserida e o qual desejo aos meus pequenos. As horas não dormidas se tornaram rotina e o descanso já deixou de ser cronometrado, apenas acontece na hora necessária. O corpo acostumou com esse novo ritmo e quando me dou conta deixei de contar a última vez que dormir 8 horas seguidas. O meu jeito de viver hoje é outro. Tem dias que as forças parecem estar no fim, mas são recarregadas com o abraço ingênuo ou o sorriso maroto. Chega ao máximo quando a filha me abraça e diz que sou a melhor mãe do mundo simplesmente porque coloquei na lancheira algo que gosta ou brinquei de escolinha durante parte da manhã. Não é fácil estar em casa, mas hoje é o melhor que posso fazer por mim e por todos. Quando se vive um dia por vez, é possível sonhar com novos voos e a espera vira algo natural sem a ansiedade de querer viver uma vida inteira em uma semana.


Depois desses três anos cheios de aventuras, surpresas, emoções, tenho a certeza que melhor do que pousar é estar pronta para as manobras da vida. E essa tem sido muito generosa comigo. Obrigada por me fazer ver um mundo que eu desconhecia e me encher de amor, ternura, alegria e até me dar um pouco de magia! Não é fácil... é surpreendente perceber como uma vida pode ser vivida de várias maneiras e sou privilegiada em chegar aqui superando tantas fases e com mais diversas que ainda estão por vir. Descobri que não preciso voar por aí, posso sobrevoar eu mesma e aprender quantas "Renatas" vivem aqui!

2 comentários:

  1. Um livro. Um livro escrito por uma mãe com suas experiências diárias. Quem sabe um livro que descreva os sonhos e a realidade. Escreva pro mundo minha filha. Escreva

    ResponderExcluir