terça-feira, 24 de outubro de 2017

A maternidade transforma o mundo com a adoção



A espera normalmente é longa. A mãe nunca sabe quando será presenteada. As mudanças no corpo não são visíveis, apenas as da alma.
Sempre adorei ouvir histórias que transformam o jeito de ver o mundo e com certeza as de adoção que conheço mudaram o meu microcosmo. As dores e as angústias da espera, o momento do encontro com seus filhos, a certeza que aquela criança era a esperada.
Coleciono tantas experiências relatadas que até o meu coração transborda de emoção e admiração por quem se doa a uma vida carregada de vivências mesmo com poucos dias ou muitos anos.
Imagine você solteira sair para trabalhar e se depara com um bebê negro e deficiente abandonado? Qual a chance de se doar por ele? Eu conheço a mãe que não teve dúvidas "essa é a minha filha". E assim ela não só resgatou a vida da criança, mas a esperança que podemos mudar o mundo a partir de nossas atitudes em nossos microcosmos.
E uma criança já grandinha deficiente em um orfanato? Chamaria a sua atenção? A mãe não só se apaixonou por esse filho como passou pela espera de praticamente um ano para tê-lo em seu lar e poder transformar a vida dessa criança e todos que acompanham a história dele que hoje consegue comer sozinho e se comunica muito bem.
E um casal que sonhou em gerar um filho. Tentou. Fez tratamento. Chorou a dor de não poder ver a barriga crescer. Chorou por não realizar o sonho da família convencional. Mas quem diz que eles são apenas convencionais? Eles são muito especiais e privilegiados em serem escolhidos pelo bebê que apareceu após quase três anos de espera. Um bebê de sete meses. Um menino que encanta com o seu doce olhar e as suas descobertas. Tem amor maior do que ser escolhido por uma vida nova?
Também conheço quem fez a experiência de se doar uma vez. Ouvi a palestra do casal. Me encantei com a capacidade de se entregarem aos planos de Deus e confiarem que tudo daria certo para o segundo filho. A espera estava longa e a mãe quase desistindo. Eles rezaram. Acreditaram. Ela decidiu esperar até completar 40 anos. Na véspera de seu aniversário chegou a filha para completar essa linda família.
E um bebê na incubadora de uma UTI Neonatal? Será que arrisco esse sonho que parece tão frágil? O casal não teve dúvidas! E o sonho foi consolidado com uma criança linda e saudável!
São experiências como essas, bem pertinho de mim, que me faz acreditar na capacidade do ser humano em mudar o mundo! Que cada um possa transformar o seu microcosmo para juntos cultivarmos a nossa capacidade de doação ao outro -- pequeno, deficiente ou grande. Precisamos mostrar ao mundo que todos somos privilegiados em vivermos o hoje cheios de amor para dar e a empatia de enxergar no outro uma linda história independente da raça, cultura, sexo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário