terça-feira, 31 de outubro de 2017

Não existe passe de mágica... lá vou eu parte 2

A balança me atormenta desde criança. Tinha pavor de pesar na escola. Não queria que ninguém soubesse meu peso. E ao mesmo tempo sempre tive preparo físico para praticar todos os esportes. Até corrida!  Mas tinha medo de nunca superar os ponteiros sempre subindo.
Na adolescência consegui emagrecer sozinha. Sem remédio. Apenas mudando a minha alimentação e intensificando as atividades físicas. Assim me mantive firme e forte por alguns anos.
Mas de repente eu percebi o meu sobrepeso de novo. E lá fui eu recomeçar. Não consegui sozinha. Precisei de ajuda profissional sem medicação -- apenas alguém me dando o norte e me cobrando -- e assim ocorreu mais umas três vezes. 
Este ano já compartilhei que resolvi mais uma vez buscar disposição, eliminar os quilos a mais de forma saudável e encontrar o meu equilíbrio. 
Não existe mágica. Eu sei disso, sempre soube. A mudança na verdade exige conhecer o próprio corpo e entender as suas reais necessidades.
Pela primeira vez na vida passei por momentos intensos -- filhos doentes, muitas noites sem dormir -- em que a comida não foi o meu refúgio. Aprendi a olhar o meu corpo e perceber que cansaço precisa de descanso e não mais comida. Compreendi que a ansiedade pode ser amenizada com uma leitura, uma atividade física, um copo de água antes de ser confundida com fome! E a fome deve ser saciada antes que vire algo incontrolável.
Toda esta leitura eu não fiz sozinha. Contei com pessoas que também decidiram mudar suas vidas e compartilharam a receita. Sem pulo do gato. Sem remédio milagroso. Apenas mostraram o esforço, a mudança gradativa, a determinação em ter mais qualidade de vida!
Eu ainda não atingi a linha de chegada, mas estou muito feliz com o resultado até aqui. Menos dor nas costas, muito mais disposição em passar os dias sentadas no chão e o melhor de tudo lendo o meu corpo e atendendo às necessidades dele inclusive de um docinho quando este é pedido! Sem neuras. Simplesmente moderando o que alimenta o meu corpo e a minha alma! E o melhor, entrei em paz com o meu corpo. Não almejo algo inatingível, apenas estar saudável. Nada de obsessão por um corpo que nunca será o meu. Já aceitei bem as minhas curvas e agora falta bem pouco para chegar ao objetivo final! 

Obrigada Desire Coelho por escrever tão bem sobre o assunto junto com o Marcio Atalla no livro A Dieta Ideal - Sem Mitos, Sem Milagres, Sem Terrorismos.
Marcia Salandini parabéns pela nutricionista maravilhosa que acolhe, escuta e entende corpo e alma de seus pacientes. 

Tatiani Godoi agradeço por mostrar que é possível encaixar a atividade física na rotina e como 30 min fazem toda diferença! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário