terça-feira, 27 de junho de 2017

Receitas para alimentar o corpo e a alma


Hum... nada mais gostoso que sentir o cheirinho de bolo assado em uma tarde fria. Eu cresci com a minha bisavó e minha avó assando bolo para o café da tarde. Ou bolinho de chuva. Na fazenda fogão a lenha. Quando fecho os olhos sinto o aroma, o gosto e o sorriso em poder desfrutar dessas gostosuras feitas em casa.

Uma das coisas que faço com a Sofia desde que ela tem dois anos é cozinhar. Ela adora bater bolo, fazer a massa de biscoito, misturar a gelatina, enrolar o brigadeiro, assar a torta de espinafre com ricota. Pergunta quanto tempo vai demorar, coloca o cronômetro comigo e espera esfriar para degustar e soltar “mamãe, você é a melhor mãe do mundo. Adoro fazer receitas com você!” Parece até um mantra pós-receita, porque sempre a minha ajudante mirim solta essa frase quando experimenta algo que fizemos juntas. Teve um ano que os biscoitos foram a sensação – fizemos os amanteigados, os de gengibre e os cookies de chocolate com açúcar mascavo e chocolate light. Os únicos não aprovados por ela foram os de gengibre, em compensação toda família adorou – decoramos cada um e foi o nosso presente de Natal!


Com a chegada dos meninos precisamos diminuir os nossos momentos de culinária. Conseguimos fazer brigadeiro de copo dia desses, mas meus planos para férias incluem novos aromas aqui em casa e uma dose de bagunça na cozinha. Quero que a Sofia cresça sabendo valorizar os pequenos sabores da vida. Nenhuma receita difícil, o objetivo é resgatar aquilo que a minha mãe aprendeu com a minha bisavó. A minha avó paterna é outra que sempre foi cozinheira de mão cheia. Almoço de domingo na casa dela era para mais de 15 pessoas. Dias desses estava conversando com uma amiga chef de comida que alimenta o corpo e a alma sobre os sabores da vida e a valorização da cultura proporcionada pelos cheiros, temperos e ingredientes no geral. 

Para quem gosta do assunto e está sem inspiração nas receitas vale a pena conhecer o projeto Minha mãe fazia. Comprei o livro, que traz o mesmo nome da página do facebook, e fiquei encantada com as histórias, as receitas, as pesquisas, o aroma e o sabor a cada página virada. Não acabei ainda, mas o que li já foi o suficiente para não deixar espaçar o tempo em fazer receitas com a Sofia.

--------------------------------------------------------------------
Gostou da imagem? Sabia que você pode adquirir para sua vida ou presentear alguém em formato de imã, cartão ou marcador de livro?

Entre em contato pelo e-mail littera.encantada@gmail.com ou pelo facebook @litteraencantada

4 comentários:

  1. é exatamente por isso que cozinhar é um ato revolucionário Rê, nos dias de hoje, com essa correria, valorizar esses pequenos momentos e sabores pra educar nossos filhos pra que eles valorizem isso é uma verdadeira revolução! Cozinhar a nossa própria comida é qualidade de vida. Evoé à todas as cozinheiras do dia a dia que valorizam isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, você é exemplo e inspiração! Sonhos se realizam e nós agradecemos por você ter escolhido a cozinha como o seu ganha pão porque nos alimenta -- corpo, alma e coração 💜

      Excluir